Prováveis contribuições dos educandos à gestão escolar para a efetivação da escola reflexiva

Autores

  • João Ademir Cancelier
  • Juliano Alexandre Oliveira Não há.

Resumo

O objetivo com esta pesquisa foi identificar qual a compreensão que os estudantes da escola estadual Eurico Pinz de Fraiburgo, SC, possuem sobre as suas contribuições associadas às do gestor, pois este pode liderar os afazeres necessários para a efetivação da escola reflexiva. Os dados foram coletados por meio de questionário assistido, com explicações sobre o sentido da escola reflexiva. As questões foram delimitadas pelas temáticas da cidadania, participação, coletivo, individual, poder decisório, interação, entre outras. Os resultados demonstraram que a efetivação de uma escola reflexiva possui algumas exigências. Os estudantes destacaram algumas como mais importantes, entre elas participação de todos nos afazeres da escola, decisões coletivas, maior interação entre escola e comunidade, consideração do estudante em seu contexto geral. Sobre o gestor, destacou-se que sua contribuição é fundamental, pois, mediante sua liderança, influencia positivamente a todos, pais, professores, estudantes e demais funcionários. As ideias de participação e espaços reflexivos, como é o exemplo do conselho de classe, revelam que é possível efetivar uma instituição caracterizada pela reflexão.

Palavras-chave: Escola reflexiva. Gestor. Estudantes. Participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-05

Como Citar

Cancelier, J. A., & Oliveira, J. A. (2017). Prováveis contribuições dos educandos à gestão escolar para a efetivação da escola reflexiva. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(2), 227–236. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/11890