(DES)ENCONTROS ENTRE ABORDAGENS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Resumo
A capacidade humana de expressão e de interação socioverbal sempre provocou e inquietou estudiosos e pesquisadores da linguagem, assim como, notadamente, da cognição humana. Desse modo, com este trabalho visou-se a proporcionar uma visão panorâmica a respeito das principais abordagens de aquisição da linguagem, com foco na noção de linguagem para cada teoria, bem como o processo de aquisição. Quanto ao aporte metodológico, em relação aos objetivos e às fontes de informações, o trabalho foi, respectivamente, exploratório e bibliográfico. Por apreciação crítico-reflexiva dos dados, infere-se que, das convergentes vias que levam à explanação da aquisição da linguagem, em certos pontos, encruzilham-se, divergem. Por conseguinte, faz-se necessário o concebimento e discernimento das abordagens elementares que explicam a aquisição da linguagem, bem como clareza de que nenhuma é melhor que outra. Ambas elucidam um mesmo fenômeno, todavia de uma diferente faceta, com maior ou menor profundidade teórico-epistemológica e grau de elucidação.
Palavras-chave: Linguística. Aquisição da linguagem. Abordagens.