Habilidades sociais de professores de uma escola estadual de ensino fundamental do interior de Rondônia
Resumo
O objetivo com este artigo foi investigar as habilidades sociais dos professores que lecionam no Ensino Fundamental em uma escola estadual do interior de Rondônia e verificar se tais habilidades sociais possuem pontos positivos para o desempenho social do professor. Como método, utilizou-se a pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Participaram deste estudo oito docentes, os quais foram submetidos à aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Os resultados apresentaram baixo repertório de habilidades sociais em autocontrole da agressividade (45%). Verifica-se, assim, a necessidade de treinamento dessa habilidade, especialmente nos itens mais críticos, como lidar com chacotas ou brincadeiras ofensivas e cumprimentar desconhecidos por impulsividade. Por outro lado, o escore total (58,75%) apresentou-se acima da média, demonstrando que os docentes possuem equilíbrio entre recursos e déficits dos repertórios analisados. Conclui-se que, ao estimular o desenvolvimento de suas habilidades, os docentes poderão servir de modelo de comportamento para os alunos, visto que essa iniciativa permite valorizar comportamentos como tomar iniciativa, cooperar com os colegas, dar feedback, lutar pelos próprios direitos e expressar sentimentos.
Palavras-chave: Habilidade social. Desempenho social. Professores.