Habilidades sociais de professores de uma escola estadual de ensino fundamental do interior de Rondônia

Autores

  • Kelly Cristina Costa de Almeida
  • Maria Letícia Marcondes Coelho de Oliveira Comunidade Terapêutica Nova Aliança - CERNA
  • Dayane Fernandes Ferreira Comunidade Terapêutica Nova Aliança - CERNA, Faculdade São Paulo – FSP
  • Eraldo Carlos Batista Faculdade São Paulo - FSP

Resumo

O objetivo com este artigo foi investigar as habilidades sociais dos professores que lecionam no Ensino Fundamental em uma escola estadual do interior de Rondônia e verificar se tais habilidades sociais possuem pontos positivos para o desempenho social do professor. Como método, utilizou-se a pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Participaram deste estudo oito docentes, os quais foram submetidos à aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Os resultados apresentaram baixo repertório de habilidades sociais em autocontrole da agressividade (45%). Verifica-se, assim, a necessidade de treinamento dessa habilidade, especialmente nos itens mais críticos, como lidar com chacotas ou brincadeiras ofensivas e cumprimentar desconhecidos por impulsividade. Por outro lado, o escore total (58,75%) apresentou-se acima da média, demonstrando que os docentes possuem equilíbrio entre recursos e déficits dos repertórios analisados. Conclui-se que, ao estimular o desenvolvimento de suas habilidades, os docentes poderão servir de modelo de comportamento para os alunos, visto que essa iniciativa permite valorizar comportamentos como tomar iniciativa, cooperar com os colegas, dar feedback, lutar pelos próprios direitos e expressar sentimentos.

Palavras-chave: Habilidade social. Desempenho social. Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Costa de Almeida

Graduada em Psicologia

Maria Letícia Marcondes Coelho de Oliveira, Comunidade Terapêutica Nova Aliança - CERNA

Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC/RS

Dayane Fernandes Ferreira, Comunidade Terapêutica Nova Aliança - CERNA, Faculdade São Paulo – FSP

Docente da Faculdade São Paulo – FSP

Eraldo Carlos Batista, Faculdade São Paulo - FSP

Doutorndo em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC/RS, Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Docente da Faculdade São Paulo - FSP

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

Almeida, K. C. C. de, Oliveira, M. L. M. C. de, Ferreira, D. F., & Batista, E. C. (2017). Habilidades sociais de professores de uma escola estadual de ensino fundamental do interior de Rondônia. Unoesc & Ciência - ACHS, 8(1), 71–80. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10981