Compreensão leitora: como se (re)constrói a significação textual?
Resumo
Quando o leitor decodifica um texto, objetiva compreender o que lê. E a compreensão é a meta perante a leitura. Com isso, interroga-se como acontece a compreensão da leitura, isto é, de que forma o leitor (re)constrói a significação textual. Desse modo, o tema deste trabalho é a compreensão em leitura. O objetivo é trazer à tona as principais contribuições de um dos modelos de compreensão textual mais influentes nos estudos psicolinguísticos – o de Kintsch e van Dijk (1978). Para isso, um percurso metodológico foi traçado. A pesquisa, quanto aos objetivos e às fontes de informações, configurou-se em uma investigação de cunho bibliográfico-exploratório, tendo a documentação indireta como o principal instrumento de coleta de dados. Da apreciação crítico-reflexiva dos dados, constatou-se que, para compreender um texto, o leitor se vale de uma série de macrorregras/macroestratégias (apagamento, seleção, generalização e construção) para selecionar proposições textuais mais relevantes (macroproposições) e construir uma representação mental coerente do que foi lido. Faz-se isso com base no input linguístico (unidades semânticas do texto) aliado ao conhecimento prévio do leitor.
Palavras-chave: Linguística. Psicolinguística. Leitura. Decodificação. Compreensão.