A GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO EM ESCOLAS CATARINENSES
Resumo
Neste trabalho analisa-se a política de escolha de diretores escolares das escolas públicas estaduais implantada pelo Governo do Estado de Santa Catarina com o intuito de verificar em que medida a proposta consegue avançar em relação aos desafios para a implantação da gestão democrática no âmbito da educação básica brasileira. Em termos metodológicos, efetua-se estudo dos documentos que dispõem sobre a gestão escolar de educação básica e profissional na rede estadual catarinense de ensino e analisam-se planos de gestão escolar elaborados por candidatos ao cargo de diretor de escolas públicas estaduais situadas em um município catarinense, com o intuito de verificar em que medida as metas e as ações previstas permitem avançar em direção à implantação de uma gestão democrática no âmbito das escolas públicas estaduais. Conclui-se que, apesar de sinalizar um caminho mais participativo na escolha do diretor escolar, a política de gestão escolar encetada pelo Decreto Estadual n. 1.794/2013 suscita ainda muitos debates diante dos obstáculos para a implantação da gestão democrática em escolas acostumadas a práticas coronelistas e gerenciais de gestão escolar.
Palavras-chave: Gestão escolar. Gestão democrática. Plano de gestão escolar.