AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: UM ENTRELAÇAMENTO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS PEDAGOGAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Com este estudo, objetivou-se compreender a influência das vivências na formação de professoras pedagogas para a construção de saberes e práticas relacionadas à avaliação das aprendizagens nos anos iniciais da educação básica. Para saber o que as pedagogas pensam sobre avaliar as crianças dos anos iniciais e se suas práticas avaliativas estavam ancoradas nas experiências vivenciadas, foi realizada uma pesquisa de campo com 24 professoras dos anos iniciais da educação básica, egressas do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Maravilha, SC, formadas pela matriz 2004-2008. Para tanto, foi aplicado um questionário, organizado um grupo focal e um fórum on-line (2014-2015). As professoras pesquisadas são representadas pelas siglas PQ (questionário), PF (fórum on-line) e PGF (grupo focal). As reflexões evidenciam que a formação de professores pedagogos miram um modelo tradicional de avaliação, baseado na fragmentação de saberes e classificação dos sujeitos, apoiado em um protótipo de professor já determinado. Essas práticas quando não compreendidas poderão provocar consequências negativas, tornando-se um dispositivo opressor nas mãos do professor. O desafio é tornar a avaliação investigativa, reflexiva e processual em um sistema de educação que supere a quantificação, a regulação e o controle, como um saber constitutivo do professor. A profissão de professor pedagogo constitui-se por vivências e experiências delineadas por modelos e técnicas avaliativas, que necessitam ser refletidas, promovendo conscientização e avanços da concepção do ato de avaliar. As egressas afirmam sofrer intervenções de seu processo formativo e ficam ansiosas, inseguras e angustiadas no momento de avaliar seus alunos.
Palavras-chave: Avaliação. Reflexão. Formação. Vivências. Aprendizagem.