A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Mayara Cristina Stumm
  • Neli Aparecida Gai Neli-Unoesc

Resumo

O presente artigo é uma análise de como é realizada a utilização das ferramentas tecnológicas pelas alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Palmitos, SC. Na articulação entre os estudos, buscou-se compreender as TICs (Tecnologias de Comunicação e Informação) como auxílio na alfabetização das crianças do 1º ano do ensino fundamental, compreendendo-as como ferramentas à aquisição de aprendizagem. A abordagem metodológica adotada para a realização deste estudo foi uma entrevista composta por questões a serem preenchidas pelas professoras alfabetizadoras. Além disso, ampliou-se a fundamentação teórica do artigo com publicações de autores conhecidos na área da Educação. Para a análise do material, fez-se uso das questões da entrevista aplicadas a cinco professoras e das respectivas respostas. Com esses encaminhamentos teórico-metodológicos, pretendeu-se demonstrar a realidade do trabalho pedagógico aliado às tecnologias. Por fim, são discutidas as relações entre o tema e material analisados e as práticas educacionais adotadas nas escolas, caracterizando avanços e dificuldades observados, contribuindo efetivamente para a construção de uma comunidade escolar autônoma, tecnológica e interligada com o crescimento da globalização e educação.

Palavras-chave: Tecnologias. Alfabetização. Computador. Aprendizagem. Criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neli Aparecida Gai, Neli-Unoesc

PROJETO: Viajando no mundo da leitura

 

Coordenador: GAI, Neli Aparecida

Supervisor: DALALIBERA, Simone

Bolsistas: BIANCHINI, Kellen Cristina; FROZZA, Daiane Priscila;                     PAGLIARINI, Daniela[1]

Pedagogia

 

RESUMO

O projeto a ser apresentado, titula-se em: “Viajando no mundo da leitura”. Desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, integrantes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Unoesc Xanxerê. O projeto surge a partir da constatação realizada pelos profissionais do magistério da Escola Cirilo Dal’Óglio, em que a maioria dos alunos demonstram dificuldades na leitura, interpretação e produção textual. Assim, surge a necessidade de promover uma proposta de intervenção pedagógica que venha de encontro a esta necessidade de aprendizado. O Projeto de leitura: “Viajando no mundo da leitura”, surge para dar subsídio ao aprendizado do aluno. Esse projeto visa a inserção e participação de todos os alunos da escola que apresentam alguma dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. Objetivando desenvolver o gosto pela leitura nos alunos, o projeto busca, por meio de atividades diversificadas e o uso de materiais atrativos, despertar a curiosidade e a vontade de ler de cada aluno. É essencial, proporcionar momentos lúdicos de leitura. Assim, são realizadas confecções de livros por meio de releituras da literatura infantil. Também são realizadas ações de leitura compartilhada, momentos concretizados especialmente para ler com o grupo, destacamos aqui, o gira – gira do livro. Percebemos que quando se trata de crianças é necessário que construir algo atrativo para elas, e não algo remoto e que já estejam cansadas de estar ali. Deste modo, o ambiente é de fundamental importância para que se consiga chegar ao resultado esperado, para isso, preparamos um ambiente envolvente para os alunos sentirem-se motivados a ler. Cada momento de leitura precisa ter um ambiente único e diferenciado, que venha de encontro com o contexto da leitura desenvolvida. Por isso as atividades apresentadas e desenvolvidas estão sempre interligadas com a realidade do aluno e suas necessidades. Assim percebemos que a leitura é parte essencial para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Por meio da leitura, os alunos despertam sua criatividade e imaginação, adquirem o gosto e o hábito de ler, desenvolvendo à aprendizagem.  

Palavras – chave: Educação. Leitura. Momentos lúdicos. 

 

 

 


[1] kellybianchini11@hotmail.com; daia_nne@hotmail.com; danyelapagliarini@hotmail.com;

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Stumm, M. C., & Gai, N. A. (2016). A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 15–22. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10109