OS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL E O LUGAR DA LÍNGUA(GEM)

Autores

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset Unoesc Xanxerê - UFFS

Resumo

Traduz-se em objetivo com este artigo discutir a historicidade dos cursos de Direito no Brasil e a singularidade da linguagem jurídica. A teoria que sustenta este trabalho é fundamentada na Análise de Discurso em diálogo com a História das Ideias Linguísticas. O estudo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho analítico e descritivo, em que se busca pontuar o lugar da língua(gem) nos cursos de graduação em Direito em movimentos que se conjugam, se entrelaçam e se sobrepõem. Constatou-se o crescimento significativo da oferta de vagas para cursar uma carreira de nível superior em graduação de Direito no Brasil e a instituição de um padrão linguístico na esfera jurídica, que legitima a língua padrão, e, por conseguinte, o profissional da área adere a esse padrão linguístico socialmente aceito. Espera-se, com a análise deste exemplar, motivar olhares de outros pesquisadores e contribuir com o debate acerca do lugar da língua(gem) nos cursos de Direito.

Palavras-chave: Historicidade dos cursos de Direito. Ensino de Língua Portuguesa no Direito. Língua. Análise de Discurso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, Unoesc Xanxerê - UFFS

Mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS e professora de Língua Portuguesa da Unoesc Xanxerê nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Farmácia, Letras e Direito.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Chioquetta Lorenset, R. B. (2016). OS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL E O LUGAR DA LÍNGUA(GEM). Unoesc & Ciência - ACHS, 7(1), 101–110. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/achs/article/view/10068