CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE BUCAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOS MUNICÍPIOS DE HERVAL D’OESTE, JOAÇABA E LUZERNA, SC
Resumo
Durante a vida escolar o professor exerce papel importante perante a sociedade. Portanto, projetos educativo-preventivos têm grande representatividade nas comunidades, permitindo que as crianças atuem como receptoras de informações essenciais, como, por exemplo, a manutenção de hábitos saudáveis em relação à cavidade bucal. O objetivo nesta pesquisa foi identificar o conhecimento sobre saúde bucal de professores e estagiários nos centros de educação infantil nos municípios de Herval d’Oeste, Joaçaba e Luzerna, SC. O estudo foi realizado com 186 educadores, utilizando-se um questionário autoexplicativo, e seus resultados foram tabulados e apresentados em frequências absolutas e percentuais. Entre os dados obtidos, apenas 27,4% dos professores afirmaram ter recebido informações sobre saúde bucal durante sua formação acadêmica, dado que justificou a carência de conhecimento quanto a assuntos como a doença cárie, a atuação do flúor e a cronologia de erupção dentária. Outras situações como o uso da chupeta e a atuação diante de um traumatismo dentário tiveram resultados negativos, considerando-se que a grande maioria se sente insegura ao realizar os primeiros socorros e não vê motivos para que a chupeta não seja utilizada. Pôde-se concluir que a população estudada possui conhecimentos limitados sobre saúde bucal, restringindo-se ao senso comum. Sugere-se que os programas de prevenção e promoção de saúde promovam capacitação continuada que inclua os educadores, permitindo que eles atuem como multiplicadores de saúde no meio em que vivem.
Palavras-chave: Saúde bucal. Educação em saúde. Educação infantil.