TROTE AO INGRESSANTE: MUDANÇAS NO PARADIGMA DO ACOLHIMENTO

Autores

  • Catiane Moterle UNOESC
  • Edenilson Padilha Ribeiro UNOESC
  • Solidê Volpato UNOESC
  • Andréa Gallon UNOESC

Resumo

O trote estudantil designa atividades com a intenção de marcar o ingresso de estudantes no ensino superior. Acontece, geralmente, no início dos semestres ou ano letivo nas faculdades e universidades pelos estudantes mais antigos (veteranos) aos recém-chegados (calouros). Algumas instituições, visando a alternativas para essa prática secular, promovem ações mais sustentáveis, ou o trote solidário, como maneira menos agressiva de recepcionar o ingressante, ao contrário daquele trote tradicional tão conhecido no meio acadêmico, que tem gerado grandes polêmicas nas últimas décadas, contrapondo aqueles que pensam ser uma rica tradição cultural de relevância histórica e natureza integradora e que ainda enfatizam seu caráter degradante e por vezes excludente. Do ponto de vista antropológico/cultural, o trote é um rito de passagem de margem, permitindo observar conclusões preliminares que representam um ritual de violência e agressão contra o sujeito ingressante entranhado na cultura acadêmica e, finalmente, configura um rito de passagem às avessas, representando uma prática oposta aos valores humanos das universidades. A portaria n. 31/UNOESC-R/2013 dispõe sobre a aplicação de trote aos calouros nos espaços físicos da instituição e está deliberada no Art. 1º - “Fica terminantemente proibido em todos os espaços físicos da Unoesc, por parte do corpo discente, promover ações que, de qualquer forma, se caracterizem como trote violento ou agressivo aos calouros que ingressam na Instituição, com exceção do trote educativo/cidadão.” Precursor a essa portaria, o Curso de Odontologia promove, desde 2012, o trote solidário a seus acadêmicos ingressantes, em conjunto com diversas instituições parceiras. São atividades para o conhecimento dos processos educativos em saúde bucal pelos calouros, as quais, precocemente, possibilitam desenvolver o interesse no exercício e o aprimoramento da interação social dentro da comunidade em que o aluno se encontra inserido, como futuro profissional de Odontologia. Sempre focando na possibilidade futura de extinção dessa chaga ainda existente em nossas sociedades estudantis.

Palavras-chave: Trote. Direito da pessoa humana. Recepção solidária. Violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catiane Moterle, UNOESC

Graduanda do curso de Odontologia

Edenilson Padilha Ribeiro, UNOESC

Graduando do curso de Odontologia

Solidê Volpato, UNOESC

Profª Especialista e mestre em Odontopediatria; Profª docente dos componentes curriculares de CLÍNICA INFANTIL I e II, PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS I e II, ODONTOLOGIA SOCIAL E COLETIVA IV.

Andréa Gallon, UNOESC

Coordenadora do curso de Odontologia UNOESC Joaçaba/SC

Referências

MOTERLE, C. ; RIBEIRO, E. P. ; VOLPATO, S. ; GALLON, A. . TROTE SOLIDÁRIO: ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE. In: XX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2014, JOAÇABA/SC. Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. JOAÇABA: EDITORA UNOESC, 2014. v. 04. p. 02-468.

Downloads

Publicado

2014-11-27

Como Citar

Moterle, C., Ribeiro, E. P., Volpato, S., & Gallon, A. (2014). TROTE AO INGRESSANTE: MUDANÇAS NO PARADIGMA DO ACOLHIMENTO. Ação Odonto, 2(3), 13. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/6159

Edição

Seção

Resumo Categoria I