VIVÊNCIAS EM AMBIENTE HOSPITALAR – IMPORTANTE EXPERIÊNCIA PARA A VIDA ACADÊMICA
Resumo
A importância em utilizar atividades lúdicas como estratégia de aprendizagem possibilita
estímulos na construção do conhecimento humano, oportuniza a progressão de diferentes
habilidades humanas e, além disso, tem atuação como ferramenta de destaque na evolução e no
progresso pessoal com alcance ético e de cidadania. A doença e a hospitalização desencadeiam
uma série de novas e desagradáveis sensações, deixando o ser humano fragilizado e impotente,
frente à perda da autonomia e da percepção da própria vulnerabilidade, face ao enfrentamento
da situação estabelecida. O enfoque das atividades lúdicas contempla a problematização de
forma descontraída, facilitando o relacionamento entre acadêmicos, professores e equipe
de saúde, além de lidar com os limites físicos e emocionais referentes ao adoecimento, ao
tratamento e à internação, uma vez que a condição de estar hospitalizado requer cuidados
especiais relacionados ao aspecto emocional. Para favorecer a interação social do futuro
profissional de Odontologia, a área de abrangência da universidade e comunidade em que
se encontra inserido o Curso de Odontologia da Unoesc de Joaçaba, SC mantém, desde 2004,
uma parceria com o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) por meio do Componente
Curricular Paciente com Necessidades Especiais I, possibilitando que os acadêmicos da 8ª
fase exerçam na prática o conhecimento teórico em saúde, junto aos pacientes em ambiente
hospitalar. Assim, o brincar é considerado uma ferramenta facilitadora de aprendizado em
saúde, uma vez que essas atividades lúdicas envolvem o paciente em um mundo de sentidos em
que é possível compreender, criar, relacionar, expressar sentimentos, ideias, aceitar e promover
motivação. Considerou-se que a prática dessas ações, observando-se os relatos e depoimentos
de familiares de pacientes hospitalizados, funcionários e equipe técnica de saúde do HUST, é
indispensável ao ambiente hospitalar.