O CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE BUCAL DE PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DE JOAÇABA, HERVAL D’ OESTE E LUZERNA, SC
Resumo
A educação em saúde bucal é um processo que visa transformar atitudes e comportamentos e
formar hábitos em benefício da saúde do indivíduo. Para que isso ocorra, faz-se necessário reforço
e repetição contínua, possível no ambiente escolar, onde os educadores, pelo convívio diário,
estabelecem vínculos não só com os alunos, mas também com seus familiares. É fundamental a
participação do cirurgião-dentista nesse processo, pois é o profissional que possui conhecimento
técnico e científico sobre saúde bucal. Baseado nisso, objetivou-se analisar a participação do
cirurgião-dentista na orientação sobre saúde bucal dos professores de ensino fundamental e
médio de três municípios da região Oeste de Santa Catarina. Utilizou-se um questionário semiestruturado,
com perguntas abertas e fechadas sobre a formação do professor, a realização
de pós-graduação, a orientação recebida sobre saúde bucal durante sua formação, o desenvolvimento
de temas sobre saúde bucal em sala de aula e o conhecimento sobre o assunto. Do
total de entrevistados (n=221), 109 (49,3%) cursaram Pedagogia e a maioria, 137 (62%), tinha
especialização; entretanto, apenas 77 (34,8%) afirmaram ter tido orientação sobre saúde bucal
na sua formação para professor. 70 (31,7%) disseram não desenvolver temas sobre saúde bucal
em sala de aula e 91 (41,2%), que não existia interação entre dentista e professor com o objetivo
de promover a saúde bucal dos alunos. Observou-se deficiência no conhecimento dos professores
sobre determinados assuntos relacionados à saúde bucal. Houve associação estatística
significativa entre a orientação do dentista aos professores com o desenvolvimento de ações
de saúde bucal e com o conhecimento do professor sobre o local de erupção do primeiro molar
permanente (p<0,01). Conclui-se que existe a necessidade de maior participação do cirurgião-
-dentista na transmissão técnica e científica de conhecimento aos professores, para que possam
atuar como agentes multiplicadores de informações e como formadores de opinião, em prol da
saúde bucal dos alunos.
Palavras-chave: Educação. Saúde bucal. Docentes.