A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA SOBRE PACIENTE ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Solidê Volpato Unoesc
  • Andrea Gallon
  • Bruna Eliza De Déa
  • Patrícia Zílio Tomasi
  • Rose Maria Makowski
  • Aline Grings Manfro
  • Marta Diogo Garrastazu

Resumo

O Componente Curricular Paciente com Necessidades Especiais I pertencente à matriz curricular
do Curso de Odontologia da Unoesc de Joaçaba, desde 2010 realiza, semestralmente, junto aos
acadêmicos da 8ª fase, uma elaboração de referencial teórico sobre assuntos que dizem respeito
a aprendizados em Paciente Especial. Um roteiro para essa construção é iniciado com aula teórico/
prática de Metodologia Científica e Pesquisa de Dados em laboratório de informática, oficinas
teste de construção teórico científico em biblioteca, apresentações deste material em sala
de aula e em Fórum Científico de Estudos em Paciente Especial nos eventos da Jornada e Semana
Acadêmica e realizados pelo Curso de Odontologia. Neste fórum, são apresentados os resultados
elaborados pelas equipes sobre o tema escolhido no semestre, havendo debate e discussão entre
todos os acadêmicos do Curso de Odontologia e profissionais da área da saúde convidados, de
acordo com a necessidade e assunto em questão. As discussões são multiprofissionais, promovendo
a integração do futuro profissional de Odontologia, junto a colegas de outras áreas da
saúde, viabilizando assim, a identificação, o estudo de experiências e as estratégias em serviços
de saúde que capacitem o acadêmico no exercício e na elaboração de planejamentos em saúde
para diferentes tipos populacionais, contemplados na ementa do componente. A construção
deste referencial teórico científico tem refletido positivamente na atuação prática clínica desse acadêmico junto ao paciente especial nas fases seguintes, demonstrando um crescimento constante do interesse e do conhecimento pelos processos educativos em saúde bucal e humanização do atendimento odontológico a essa população.

Palavras-chave: Equipe de assistência ao paciente. Saúde da pessoa com deficiência. Relações
dentista/paciente. Desigualdades em saúde.

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Biografia do Autor

Solidê Volpato, Unoesc

Profª Especialista e Mestre em Odontopediatria;Profª Especialista em Pacientes Portadores de Necessidades Especiais nas disciplinas de Clínica Infantil I e II e Pacientes Portadores de Necessidades Especiais I e II do curso de Odontologia da UNOESC-JBA.

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Publicado

2014-07-07

Como Citar

Volpato, S., Gallon, A., De Déa, B. E., Tomasi, P. Z., Makowski, R. M., Manfro, A. G., & Garrastazu, M. D. (2014). A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO ACADÊMICO DE ODONTOLOGIA SOBRE PACIENTE ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ação Odonto, 2(1), 47–59. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/4847

Edição

Seção

Artigos