MÉTODO EDUCACIONAL PARA AUTISTAS: REFORÇO ALTERNATIVO PARA O TRATAMENTO ODONTOLÓGICO UTILIZANDO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR FIGURAS

Autores

  • Solidê Volpato UNOESC
  • Aline Predebon UNOESC
  • Francieli Fátima Darold UNOESC
  • Andréa Gallon UNOESC

Resumo

A síndrome do autismo é um transtorno de desenvolvimento que acomete crianças de todas as etnias e classes sociais antes dos três anos de idade, comprometendo e dificultando o desenvolvimento e relacionamento com outras pessoas devido à aversão ao contato físico, visual e rara comunicação através da fala. Além disso, a sensibilidade extrema aos estímulos externos, como barulhos diferentes, sons fortes e comportamentos inesperados, muitas vezes, impede o tratamento odontológico. O problema relacionado ao presente estudo foi desenvolver uma sequência de relações mais dinâmicas e estáveis, favorecendo os procedimentos odontológicos ao paciente autista por meio do sistema de comunicação por figuras (Treatment and Education of Autistic and related Communication in Handicapped Children - TEACCH) oferecendo a estes, benefícios relacionados a melhores índices de saúde bucal e qualidade de vida. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com estudo dos métodos educacionais já existentes encontrados na literatura científica odontológica nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - Lilacs, Scientific Electronic Library Online - Scielo e no acervo da biblioteca da Universidade de Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Como método optou-se pela elaboração de material didático elucidativo e ilustrativo na forma de uma sequência de técnicas e orientações que dizem respeito ao atendimento clínico odontológico ao autista, reforçando positivamente a relação profissional de odontologia/paciente autista.

Palavras-chave: Transtorno autístico. Educação infantil. Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiências.  

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Biografia do Autor

Solidê Volpato, UNOESC

Profª Especialista e Mestre em Odontopediatria;Profª Especialista em Pacientes Portadores de Necessidades Especiais nas disciplinas de Clínica Infantil I e II e Pacientes Portadores de Necessidades Especiais I e II do curso de Odontologia da UNOESC-JBA.

Aline Predebon, UNOESC

Cirurgião-dentista graduada em Odontologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC-Joaçaba-SC

Francieli Fátima Darold, UNOESC

Cirurgião-dentista graduada em Odontologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC-Joaçaba-SC

Andréa Gallon, UNOESC

Mestre em Saúde Coletiva - Professora dos Componentes Curriculares de Odontologia Social e Coletiva IV; Pacientes com Necessidades Especiais I e II e Coordenadora do Curso de Odontologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC - Joaçaba/SC

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Publicado

2013-11-26

Como Citar

Volpato, S., Predebon, A., Darold, F. F., & Gallon, A. (2013). MÉTODO EDUCACIONAL PARA AUTISTAS: REFORÇO ALTERNATIVO PARA O TRATAMENTO ODONTOLÓGICO UTILIZANDO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR FIGURAS. Ação Odonto, 1(1), 85–98. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/3792