MÉTODO EDUCACIONAL PARA AUTISTAS: REFORÇO ALTERNATIVO PARA O TRATAMENTO ODONTOLÓGICO UTILIZANDO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO POR FIGURAS
Resumo
A síndrome do autismo é um transtorno de desenvolvimento que acomete crianças de todas as etnias e classes sociais antes dos três anos de idade, comprometendo e dificultando o desenvolvimento e relacionamento com outras pessoas devido à aversão ao contato físico, visual e rara comunicação através da fala. Além disso, a sensibilidade extrema aos estímulos externos, como barulhos diferentes, sons fortes e comportamentos inesperados, muitas vezes, impede o tratamento odontológico. O problema relacionado ao presente estudo foi desenvolver uma sequência de relações mais dinâmicas e estáveis, favorecendo os procedimentos odontológicos ao paciente autista por meio do sistema de comunicação por figuras (Treatment and Education of Autistic and related Communication in Handicapped Children - TEACCH) oferecendo a estes, benefícios relacionados a melhores índices de saúde bucal e qualidade de vida. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com estudo dos métodos educacionais já existentes encontrados na literatura científica odontológica nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - Lilacs, Scientific Electronic Library Online - Scielo e no acervo da biblioteca da Universidade de Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Como método optou-se pela elaboração de material didático elucidativo e ilustrativo na forma de uma sequência de técnicas e orientações que dizem respeito ao atendimento clínico odontológico ao autista, reforçando positivamente a relação profissional de odontologia/paciente autista.
Palavras-chave: Transtorno autístico. Educação infantil. Assistência Odontológica para Pessoas com Deficiências.
Downloads
Referências
ALVES, Elaine Gomes dos Reis. A Singularidade do atendimento odontológico a pacientes portadores de Síndrome de Autismo. Medicina avançada, São Paulo, 2004. Disponível em: <http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/11463>. Acesso em: 02 out. 2013.
AMA. O autismo. 2006. São Paulo: AMA, 2006. Disponível em: <http://www.ama.org.br/html/info_auti. php>. Acesso em: 01 de out. 2013.
Autismo: Saúde bucal para autistas. 2008. Disponível em: <http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/news/article.php?storyid=408>. Acesso em: 02 out. 2013.
ASSUMPCAO JR, Francisco B. et al . Reconhecimento facial e autismo. Arq. Neuro-Psiquiatr., v. 57, n. 4, pp. 944-949, 1999 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1999000600008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 out. 2013.
BOSA, Cleonice; CALLIAS, Maria. Autism: a brief review of different approaches. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000100017&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 out. 2013.
BOSA, Cleonice Alves. Autism: psychoeducational intervention. Rev. Bras. Psiquiatr., v.28, suppl.1, maio. 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000500007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 oct. 2013.
CAMPELO, Lílian Dantas et al. Autismo: um estudo de habilidades comunicativas em crianças. Rev. CEFAC., ahead of print Epub, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009005000044&lang=pt>. Acesso em: 03 out. 2013.
CARVALHO, Maria de Lourdes, et. al. Deficiente? Quem? Cirurgiões dentistas ou pacientes com necessidades especiais? Em Extensão, Uberlândia, v.4; n.1, p.65-71, set. 2004. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emextensao/article/viewFile/1651/1422>. Acesso em: 03 out. 2013.
DELFRATE, Christiane de Bastos; SANTANA, Ana Paula de Oliveira; MASSI, Giselle de Athaíde. A aquisição de linguagem na criança com Autismo: um estudo de caso. Psicol. estud., Maringá, v. 14, n. 2, jun. 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722009000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 out. 2013.
FARAH, Leila Sandra Damião; GOLDENBERG, Mirian. O autismo entre dois pontos. Rev. CEFAC; v. 3, n. 1, jan/jun. 2001. Disponível em: <http://www.cefac.br/revista/revista31/Artigo%202. pdf>. Acesso em: 04 out. 2013.
GOMES, Erissandra et al . Auditory hypersensitivity in children and teenagers with autistic spectrum disorder. Arq. Neuro-Psiquiatr., v. 62, n. 3b, p.797-801. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2004000500011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 oct. 2013.
GREEN, Gina. Análise Comportamental Aplicada ao Autismo. 2009. Disponível em: <http://www.universoautista.com.br/autismo/modules/works/item.php?id=5>. Acesso em: 13 oct. 2013.
KLIN, Ami. Autism and Asperger syndrome: an overview. Rev. Bras. Psiquiatr., v.28, suppl.1 maio. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000500002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 20 oct. 2013.
KWEE, Caroline Sianlian; SAMPAIO, Tania Maria Marinho; ATHERINO, Ciríaco Cristóvão Tavares. Autismo: uma avaliação transdisciplinar baseada no programa TEACCH. Rev. CEFAC., vol.11, suppl.2, 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600012&lang=pt>. Acesso em: 03 de out. 2013.
MAGALHÃES, Marina. Odontologia para Pacientes Especiais: Atendimento odontológico a autistas. Revista wwow, 2006. Disponível em: <http://www.wwow.com.br/portal/revista/revista.asp?secao=5&view=artigos&id=112>. Acesso em: 02 out. 2013.
MARQUES, Carla Fernandes Ferreira da Costa; ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. Autismo infantil e vínculo terapêutico. Estud. psicol. (Campinas)., vol.24, n.1, pp. 115-124. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2007000100013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 out. 2013.
MENEZES, Camila Gioconda de Lima e; PERISSINOTO, Jacy. Joint attention ability in children with autistic spectrum disorders. Pró-Fono R. Atual. Cient., Barueri, v. 20, n. 4, dez. 2008 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000400012&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 02 out. 2013.
NOVAES, Camila Marinho; PONDE, Milena Pereira; FREIRE, Antonio Carlos Cruz. Control of psychomotor agitation and aggressive behavior in patients with autistic disorder: a retrospective chart review. Arq. Neuro-Psiquiatr., v. 66, n. 3b. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2008000500008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 out. 2013.
ORTEGA, Francisco. Deficiência, autismo e neurodiversidade. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, fev. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. Php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 out. 2013.
PRESTES, Raquel; TAMANAHA, Ana Carina; PERISSINOTO, Jacy. Uso do gesto no transtorno autista: estudo de caso único. Rev. CEFAC, ahead of print Epub, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009005000032&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 out. 2013.
SAAD, Andressa Gouveia de Faria; GOLDFELD, Márcia. Echolalia in the language development of autistic individuals: a bibliographical review. Pró-Fono R. Atual. Cient., v. 21, n. 3k, pp. 255-260. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872009000300013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 02 out. 2013.
SANTOS, Branca Maria de Oliveira; AQUINO, Diolinda Julia Nascimento de; PIRES-DE-SOUSA, Fernanda de Carvalho Panzeri; ALMEIDA, Gabriela Lemos de. Assistência odontológica a portadores de necessidades especiais sob a ótica dos cuidadores. Cienc Odontol Bras 2009 v.12. 49-56. Disponível em: <http://www.fosjc.unesp.br/cob/artigos/v12n2_08.pdf>. Acesso em: 03 out. 2013.
SILVA, Raquel Assed Bezerra da et al. Autismo: aspectos de interesse ao tratamento Odontológico. Odontologia Clín.-Científ., Recife, v. 7, p. 191-196, jul/set., 2008. Disponível em: <http://www.cro-pe.org.br/revista/v7n3/Artigo2.pdf>. Acesso em: 02 out. 2013.
TARELHO, Luciana Gomes. Autismo. 2006. Disponível em: <http://www.psiquiatriainfantil.com.br/artigo.asp?codigo=24#_ftn1%23_ftn1>. Acesso em: 13 out. 2013.
TORNISIELLO KATZ, Cíntia Regina et al. Abordagem psicológica do paciente autista durante o atendimento odontológico. Odontologia. Clín. Científ, Recife, v. 8, p. 115-121, abr/jun., 2009. Disponível em: <http://www.cro-pe.org.br/revista/v8n2/5.pdf>. Acesso em: 02 out. 2013.
WALTER, Cátia; ALMEIDA, Maria Amélia. Avaliação de um programa de comunicação alternativa e ampliada para mães de adolescentes com autismo. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 16, n. 3, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000300008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 out. 2013.
YOSHIJINNA, Marta Midori, et al. Autismo: orientação para pais. Brasília: Ministério da Saúde, 2000, p. 16-19.
ZINK, Adriana Gledys . Autismo e a odontologia condicionamento lúdico. Revista Sentidos – a inclusão social da pessoa com deficiência. 2009. Disponível em: <http://sentidos.uol.com.br/seuespaco/materia.asp?cod=434>. Acesso em: 02 out. 2013.
ZINK, Adriana Gledys; PINHO, Marcelo Diniz de. Atendimento odontológico do paciente autista – Relato de caso. Rev. ABO Nac. v. 16 nº 5 – Out./Nov. 2008. Disponível em: <http://www.abo.org.br/revista/92/artigo9.php>. Acesso em: 02 out. 2013.