O USO DOS BISFOSFONATOS E A OSTEONECROSE DOS MAXILARES

Autores

  • Ana Paula Rodrigues da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ana Paula Bandeira
  • Felipe Bellaver
  • Fernanda Briering
  • Anderson Nardi

Resumo

Os bisfosfonatos fazem parte de um grupo de medicamentos utilizados no tratamento de neoplasias malignas metastáticas ósseas e em outras doenças, como osteoporose, a doença de Paget, mieloma múltiplo e hipercalcemia maligna. O objetivo deste trabalho é apresentar, por meio de uma revisão de literatura, os mecanismos de ação dos bisfosfonatos, as indicações e contraindicações do seu uso, os principais efeitos adversos que eles podem provocar, as possíveis interações medicamentosas com outros fármacos e as implicações do uso dos bisfosfonatos na odontologia. Os bisfosfonatos são divididos em duas classes: bisfosfonatos nitrogenados e bisfosfonatos não nitrogenados. Os bisfosfonatos têm como principal função a inibição da reabsorção óssea que é feita pelos osteoclastos. A formação do osso osteoblástico está diretamente relacionada à reabsorção óssea osteoclástica, já que o osteoclasto libera a citocina que promove a diferenciação de osteoblastos a partir do precursor. Por consequência, acontece uma diminuição indireta e secundária da formação óssea. Esse processo é considerado o responsável pelo retardamento da cicatrização e por formação da osteonecrose dos maxilares por bisfosfonatos. O mais importante efeito adverso no uso dos bisfosfonatos é o de os pacientes desenvolverem a osteonecrose dos maxilares, entretanto, requer a atenção da classe odontológica, pela morbidade desta patologia. Algumas formas de tratamento têm sido adotadas para a osteonecrose dos maxilares, porém sem resultados satisfatórios. A falta de esclarecimentos dos profissionais da saúde acerca desta doença dificulta seu diagnóstico e tratamento. Deve-se chegar a um consenso entre o cirurgião-dentista, paciente usuário de bisfosfonato e o seu médico prescritor, antes do tratamento odontológico ser implementado. Visto que o tratamento com bisfosfonato nos casos de diferentes patologias é imprescindível, cabe à classe médica uma criteriosa avaliação quanto à prescrição destes fármacos, uma vez que outras medidas profiláticas e até terapêuticas talvez possam ser utilizadas com o intuito de reverter estas alterações metabólicas.

Palavras-chave: Bisfosfonatos. Odontologia. Osteonecrose associada aos Bisfosfonatos. Osteonecrose dos maxilares. Osteoporose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Farmacologia-Odontologia

Downloads

Publicado

2013-11-25

Como Citar

Rodrigues da Silva, A. P., Bandeira, A. P., Bellaver, F., Briering, F., & Nardi, A. (2013). O USO DOS BISFOSFONATOS E A OSTEONECROSE DOS MAXILARES. Ação Odonto, 1(1), 14. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/3785

Edição

Seção

Resumo Categoria I