Promoção e prevenção da saúde bucal em pacientes com deficiencia auditiva: formas de comunicação e uma sugestão de protocolo de atendimento
Resumo
O ser humano necessita da interação com o mundo e seus semelhantes para se desenvolver, para tanto, quando da sua formação genética recebeu importantes sentidos: audição, tato, olfato, visão e paladar, que contribuem para esse relacionamento e desenvolvimento. Entre essas funções, a auditiva é de fundamental importância, pois o ouvido funciona como uma ponte entre o mundo exterior e o sistema nervoso, adaptando informações vibratórias e transmitindo sinais temporais. Encontros entre profissionais de saúde e pacientes com deficiência auditiva costumam ser marcados por barreiras na comunicação. Ainda existe uma dificuldade muito grande de se encontrarem profissionais capacitados para trabalhar não somente com pacientes com deficiência auditiva, mas com qualquer outra deficiência, seja ela mental ou física. Foi elaborado um vídeo com dois casos clínicos de atendimento odontológico embasados em pesquisas em artigos que explicam a reação do cirurgião-dentista diante de um indivíduo deficiente auditivo. No primeiro caso clínico ocorre o atendimento odontológico de um deficiente auditivo com o cirurgião-dentista em que não há comunicação correta entre os dois. No segundo caso clínico o dentista tinha conhecimento do conhecimento em língua de sinais. Esse caso servirá de sugestão para um protocolo, ocorrendo variação da forma de abordagem a esses pacientes. O cirurgião-dentista necessita buscar capacitação para o atendimento aos pacientes portadores de deficiência auditiva, visto que a comunicação entre o cirurgião e os pacientes é de suma importância.
Palavras-chave: Audição. Comunicação. Deficiência.