Relato de caso - Granuloma Piogênico

Autores

  • Pâmela Sabrina Weronka Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Grasieli Pietro Biasi Universidade do oste de santa catarina
  • Grasieli Oliveira Ramos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Acir Jose Dirschnabel Universidade do Oste de Santa Catarina

Resumo

O granuloma piogênico é uma lesão benigna constituída por tecido de granulação que se origina no tecido conjuntivo da pele ou mucosa. É considerado uma lesão reacional e multifatorial relacionada a agressões repetitivas, traumas, irritantes locais e pobre higiene bucal. Acomete mais frequentemente adolescentes, adultos jovens de 11 a 40 anos, e fica localizado mais na maxila. As mulheres são mais afetadas que os homens, em razão dos efeitos vasculares provocados pelos hormônios femininos. O tratamento consiste na excisão cirúrgica local. O diagnóstico diferencial é feito com outras lesões, como lesão periférica de células gigantes (LPCG), hemangiomas e sarcoma de Kaposi, e deve ser feito pela biópsia seguida de exame histopatológico. O objetivo com este trabalho foi relatar um caso de granuloma piogênico diagnosticado na clínica de diagnóstico IV da Unoesc Joaçaba. O caso apresentado é de uma paciente, sexo feminino, 50 anos, que fazia uso de placa miorelaxante para dormir e também usava fenitoina há 48 anos em decorrência do seu histórico de convulsões; relatava dor e desconforto na região dos incisivos centrais superiores há meses. Clinicamente observou-se um nódulo de coloração eritematosa com área esbranquiçada ao centro, medindo aproximadamente 2 cm, superfície lisa, localizado entre os incisivos superiores (11 e 21); o dente 21 estava com mobilidade. Radiograficamente foi constatada uma área de reabsorção óssea entre esses dentes. O diagnóstico inicial foi de LPCG. O tratamento proposto foi remoção cirúrgica da lesão. Foi realizado o descolamento da gengiva inserida desde o canino direito (13) até o incisivo lateral esquerdo (22), com remoção dos nódulos e curetagem da região, prevenindo recidiva local. O fragmento removido durante a cirurgia foi encaminhado para o anatomopatológico, e o diagnóstico definitivo foi de granuloma piogênico. A paciente encontra-se em acompanhamento. O granuloma piogênico apresenta alta taxa de recidiva quando não tratado corretamente, portanto o acompanhamento do paciente é fundamental para prevenir maiores complicações.  

Palavras-chave: Granuloma piogênico. Granuloma periférico de células gigantes. Diagnóstico diferencial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MORAES, Sergio Herrero et al. GRANULOMA PIOGÊNICO: RELATO DE CASO CLÍNICO PYOGENIC GRANULOMA: CASE REPORT. Gestão e Saúde, Curitiba, v. 9, n. 2, p.12-19, jun. 2013. Disponível em: <http://www.herrero.com.br/revista/edicao9/GRANULOMA-PIOGENICO_-_RELATO_DE_CASO_CLINICO.pdf>. Acesso em: 19 maio 2017.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Weronka, P. S., Biasi, G. P., Ramos, G. O., & Dirschnabel, A. J. (2017). Relato de caso - Granuloma Piogênico. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/13652

Edição

Seção

Resumo Categoria II