Promoção de saúde bucal em pacientes com necessidades especiais: relato de experiência do Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba

Autores

  • Catiane Moterle UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Felipe Miranda UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Cavalheiro UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marina Faccin UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marta Diogo Garrastazu UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Mariana Machado Teixeira de Morais Costa UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Pacientes com necessidades especiais (PNEs) são aqueles que apresentam alterações simples ou complexas, momentâneas ou permanentes, de etiologia multifatorial, as quais muitas vezes requerem uma abordagem multiprofissional e um protocolo específico para o atendimento odontológico. Assim, o objetivo com o presente estudo foi descrever algumas das práticas de promoção em saúde bucal para pacientes com necessidades especiais descritas na literatura, associadas a relatos de experiência do Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba. Atualmente, a odontologia está muito voltada à prevenção e promoção em saúde bucal por meio de estratégias para controle de biofilme, higiene bucal supervisionada e educação para os pais e cuidadores, podendo-se utilizar, para isso, atividades educativas e lúdicas. A promoção de saúde bucal para PNEs é fundamental, uma vez que esses pacientes podem apresentar alta prevalência de cárie, higiene bucal deficiente e perdas dentárias frequentes. Muitas vezes esses pacientes não possuem uma coordenação adequada ou autonomia para realizar sua higiene bucal, associando a isso uma dieta cariogênica e o uso crônico de medicamentos, os quais aumentam o risco de desenvolver cárie dentária e outras patologias bucais. A realização de atividades para PNEs tem grande importância para o melhoramento de sua saúde bucal, pois quanto mais informações repassadas, maior a cooperação e aquisição de cuidados em saúde oral desses pacientes. Nesse contexto, é fácil compreender a necessidade de acompanhamento odontológico, já que os pacientes possuem dificuldades inerentes às suas limitações ou deficiências e necessitam de atendimento diferenciado. Assim, as atividades preventivas realizadas por cirurgiões-dentistas ou acadêmicos são importantes para gerar uma saúde bucal adequada, prevenindo infecções e lesões bucais, além de promoverem o trabalho em um contexto inclusivo.

Palavras-chave: Odontologia. Educação especial. Deficiência.

 

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Publicado

2017-08-04

Como Citar

Moterle, C., Miranda, F., Cavalheiro, S., Faccin, M., Garrastazu, M. D., & Costa, M. M. T. de M. (2017). Promoção de saúde bucal em pacientes com necessidades especiais: relato de experiência do Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/13638

Edição

Seção

Resumo Categoria III