EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FATOR MOTIVACIONAL EM TERAPARIA PERIODONTAL DE SUPORTE

Autores

  • Rute Daisy da Silva Rocha Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Bianca de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Caroline Aparecida Branco Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Josiani Zago Castegnaro Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Guilherme Barella Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Soraia Almeida Watanabe Imanishi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Acir José Dirschnabel Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcelo da Silva Muniz Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A higiene oral precária é um fator de risco potencial para o acometimento das doenças gengivais e periodontais. Projetos de Educação em Saúde Bucal têm se mostrado eficaz para motivar práticas de autocuidado e modificações de comportamento em pacientes submetidos à manutenção periodontal. O presente estudo revisou a literatura publicada de 2004 a 2014 na base de dados de Periódicos Capes, Scielo e Revista de Periodontia e avaliou diferentes estratégias motivacionais para melhorar a eficácia do tratamento periodontal. A Terapia Periodontal de Suporte baseia-se em controles periódicos do periodonto, sendo necessária a cooperação do paciente para o sucesso do tratamento; à questão da motivação, funciona como uma mola propulsora de toda a dinâmica dessa técnica de ação, porque é ela que induz uma pessoa a praticar determinado ato. No processo de motivação do paciente, é um momento de instrução no qual se devem incluir informações sobre a patogênese da doença periodontal, sua etiologia e consequências, assim como os princípios básicos para a sua prevenção. Assim, o paciente aprende a como realizar o autoexame, o autodiagnóstico, a analisar seus hábitos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos próprios, tomando consciência das mudanças necessárias. Estudos mostram que a estratégia de educação em saúde bucal utilizando metodologia coletiva foi mais efetiva do que para os pacientes com metodologia individual. Esses programas educativos e preventivos devem ser cuidadosamente planejados e adaptados às características e necessidades de cada paciente, pois eles encontram vários problemas para desenvolver o autocuidado, entre eles, a falta de consciência do caráter crônico da doença periodontal. Portanto, faz-se necessário que o cirurgião-dentista desenvolva uma aliança terapêutica com os pacientes com periodontite, permitindo sua participação ativa na busca do cuidar de si, realizando as várias tarefas necessárias para a manutenção da terapia; isso fará com que eles mantenham sua dentição por um longo período

Palavras-chave: Educação em saúde. Motivação. Terapia Periodontal de Suporte.

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Publicado

2016-10-10

Como Citar

da Silva Rocha, R. D., de Oliveira, B., Branco, C. A., Zago Castegnaro, J., Barella, G., Almeida Watanabe Imanishi, S., Dirschnabel, A. J., & da Silva Muniz, M. (2016). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FATOR MOTIVACIONAL EM TERAPARIA PERIODONTAL DE SUPORTE. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/10523

Edição

Seção

Resumo Categoria II