INSTRUÇÃO E HIGIENE ORAL EM PACIENTE FUMANTE COM ALTA PROBABILIDADE EM DESENVOLVER A DOENÇA CÁRIE DENTAL: RELATO DE CASO.

Autores

  • Gessica Do Carmo Esteves

Resumo

O alto índice de cárie em pacientes com dificuldades para a realização da higiene oral,  pode ocorrer por vários motivos entre eles a falta de orientação do correto uso da escova e do fio dental, coordenação motora ou por não possuírem o hábito da escovação diária. A higiene oral relacionada a pacientes fumantes tem maior probabilidade de desenvolver acúmulo de placa e diminuição do sangramento gengival pela ação vasoconstrictora da nicotina, mascarando os sinais da inflamação tecidual. O presente trabalho visa demonstrar como proceder o tratamento e conscientização de um paciente fumante com alto índice de placa bacteriana e com uma condição bucal insatisfatória. Paciente A.R,39 anos, gênero masculino, compareceu na clínica Integrada da UNOESC- Joaçaba S/C relatando ausência de dor, tendo como principal queixa, insatisfação em relação ao seu sorriso.  Durante a anamnese foi relatado que faz uso de fumo muitas vezes ao dia, que tinha o hábito de consumir alimentos com elevado índice de sacarose, e que havia frequência de alimentação durante o dia, não dando tempo suficiente para o restabelecimento do pH. Além disso, não costumava higienizar a boca todas as vezes que se alimentava. No exame clínico e radiográfico, verificaram lesões cariosas em todas as regiões bucais, gengivite e grande acúmulo de biofilme dental, o paciente possui ausência de alguns elementos dentais nos quais usa prótese parcial removível superior. Procedeu-se então, à condição do índice de placa acompanhada de profilaxia profissional. Foi realizada instrução de higiene oral com auxílio de macro modelos, índice de placa visível, profilaxias, adequação ao meio bucal e instrução quanto ao consumo do cigarro e seus efeitos maléficos. A partir dos procedimentos pode-se perceber que no primeiro momento o paciente obteve uma melhora significativa quanto à higienização, mas, é importante sempre ressaltar sobre a higienização para que não ocorra a desmotivação do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Como Citar

Do Carmo Esteves, G. (2016). INSTRUÇÃO E HIGIENE ORAL EM PACIENTE FUMANTE COM ALTA PROBABILIDADE EM DESENVOLVER A DOENÇA CÁRIE DENTAL: RELATO DE CASO. Ação Odonto, (1). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acaodonto/article/view/10436

Edição

Seção

Resumo Categoria III