POTENCIAL ANTIMICROBIANO IN VITRO DE ISOLADOS DE ACTINOBACTÉRIAS A FITOPATÓGENOS DA CULTURA DO TOMATEIRO

Autores

  • Elisandra Minotto UNOESC
  • Sabrina Pinto Salamoni UNOESC
  • João Peterson Pereira Gardin EPAGRI: UNOESC
  • Jane Mary Lafayette Neves Gelinski UNOESC

Resumo

As actinobactérias têm sido estudadas para utilização na agricultura e indústria farmacêutica em razão da sua capacidade de produzir metabólitos secundários com diversas atividades biológicas. Objetivou-se com este trabalho isolar actinobactérias de solo rizosférico e raízes de diferentes espécies vegetais e avaliar a atividade antimicrobiana frente a fitopatógenos da cultura do tomateiro. O isolamento de actinobactérias foi realizado de amostras raízes e solo rizosférico de plantas de maçã, nectarina, cebola e alho. As amostras foram submetidas a diluições decimais seriadas e plaqueamento em meio ágar-amido-caseína (ACA) adicionado ou não de ciclohexamida (100µg/mL). As placas semeadas foram incubadas a 30 ºC, por quatro a sete dias. Após a incubação, as colônias com morfologia característica de actinobactéria foram transferidas para o meio ACA. A atividade antimicrobiana de 155 isolados de actinobactérias foi testada frente a cinco fitopatógenos de tomateiro: Xanthomonas campestres pv. vesicatoria, Pseudomonas syringae pv. tomato, Ralstoia solanacearum, Alternaria solani e Fusarium oxysporum f. sp. Lycopersici e foi determinada pela técnica de dupla camada. Para o adequado desenvolvimento de cada microrganismo foi utilizado período de incubação e meios de cultivo específicos para cada espécie. O índice de antibiose (IA) foi obtido pela equação: IA = média do diâmetro do halo - média diâmetro da colônia. Os ensaios foram realizados em triplicata. No total, foram isolados 155 actinobactérias de solo rizosférico, sendo 68 de plantas de maçã, 20 de nectarina, 41 de cebola e 26 de alho. No ensaio de dupla camada, 28% dos isolados de actinobactérias apresentaram atividade antibacteriana e 16%, atividade antifúngica. Destes, pelo menos 7,9% mostraram atividade antimicrobiana, com IA superior a 20 mm, frente aos fitopatógenos testados. A exceção foi observada para a atividade antifúngica à A. solani, para a qual apenas 1,93% das actinobactérias apresentou esse IA. Conclui-se que os isolados de actinobactérias apresentam potencial para utilização no controle de fitopatógenos do tomateiro.

Palavras-chave: Actinobactéria antagonista. Atividade antimicrobiana. Controle biológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisandra Minotto, UNOESC

Biólga pela UFPel, Mestres em fitossanidade pela UFPel, Doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente. Pós-Doc do Mestrado em Ciência e Biotecnologia -UNOESC.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

Minotto, E., Pinto Salamoni, S., Gardin, J. P. P., & Lafayette Neves Gelinski, J. M. (2015). POTENCIAL ANTIMICROBIANO IN VITRO DE ISOLADOS DE ACTINOBACTÉRIAS A FITOPATÓGENOS DA CULTURA DO TOMATEIRO. Anais eletrônicos Do International Symposium on Science and Biotechnology, 1(1), 81–82. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/ISSB/article/view/7658